top of page
cirurgia toracica

CIRURGIA TORÁCICA

A cirurgia torácica destina-se ao tratamento das doenção do tórax, principalmente do câncer de pulmão, demais tumores torácicos, doenças da traquéia e deformidades do tórax. Conheça aqui as principais doenças e procedimentos relacionados à especialidade.

Câncer de Pulmão

Diferentes técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas para tratar e, possivelmente, curar o câncer de pulmão de não pequenas células:

 

Pneumonectomia ou pneumectomia: Esse procedimento consiste na retirada de todo o pulmão, se o tumor estiver localmente avançado próximo ao centro do tórax.
 

Lobectomia: Consiste na remoção do lobo inteiro do pulmão que contém o tumor.
 

Segmentectomia ou ressecção em cunha: Nesse procedimento apenas parte do lobo é removido. Essa técnica é realizada se o paciente não tem função pulmonar suficiente para suportar a retirada do lobo inteiro.
 

Ressecção sleeve: Esse procedimento pode ser realizado para tratar alguns cânceres localizados nas vias aéreas. O cirurgião pode realizar este procedimento em vez de uma pneumonectomia para preservar mais a função pulmonar.

 

O tipo de cirurgia depende do tamanho e da localização do tumor e do funcionamento dos pulmões

Tumores do Mediastino

A cirurgia do mediastino quando bem indicada costuma ser muito efetiva para tratar tumores nessa região, podendo ou não ser associada com a quimioterapia e/ou radioterapia, dependendo do diagnóstico. Essa cirurgia também pode ser recomendada para auxiliar no tratamento de miastenia gravis, quando é indicado a retirada cirúrgica do timo, para se alcançar um melhor controle farmacológico do quadro de base do paciente.

Deformidades Torácicas

Popularmente chamadas de "peito de sapateiro", "peito escavado" e "tórax escavado" são causadas por desordem genética e podem causar dor, palpitação, falta de ar, arritmias cardíacas e outras dificuldades para o paciente. Estas deformidades podem estar relacionadas a situações de difícil correção ou mesmo incompatíveis durante a vida, como a ectopia cordis ou a doença de Jeune, ou terem possibilidade de tratamento, como é o caso das deformidades mais comuns tipo pectus excavatum e carinatum.

Timectomia

A timectomia é a cirurgia de remoção do timo, uma glândula localizada na parte frontal do tórax, logo atrás do osso do peito e na frente do coração, em uma área conhecida como mediastino anterior. Ele faz parte do sistema imunológico do corpo e desempenha seu maior papel no início do desenvolvimento de uma criança. Em alguns pacientes com miastenia gravis, a timectomia pode ser recomendada, com o objetivo de reduzir a produção anormal de anticorpos que causa a doença.

Doenças da Pleura

Em indivíduos sadios existe um fluxo constante de líquido entre essas duas camadas finas, contudo, as doenças pleurais podem causar um acúmulo de líquido entre as pleuras, o chamado derrame pleural. Dentre as causas mais comuns de derrame pleural estão a tuberculose, o câncer e a pneumonia. O tratamento do derrame pleural pode ser desde a retirada do líquido com uma agulha, a colocação de um dreno na cavidade pleural para que este líquido seja escoado ou até um procedimento cirúrgico que normalmente é realizado de maneira minimamente invasiva (toracoscopia).

Simpatectomia (Hiperidrose)

A hiperidrose é uma desordem caracterizada pela transpiração excessiva em alguma parte do corpo. Simpatectomia é uma cirurgia torácica minimamente invasiva para tratamento de hiperidrose. É um procedimento cirúrgico que tem como objetivo interromper as fibras nervosas simpáticas que levam o estímulo às glândulas sudoríparas de determinada parte do corpo. A simpatectomia torácica é indicada para tratamento da hiperhidrose primária e localizada, nos casos de hiperhidrose palmar, axilar e em alguns casos selecionados de crânio-facial.

Cirurgias da Traquéia

O ar segue um caminho definido para entrar e sair dos pulmões. Imaginando uma inspiração profunda, o ar entra pelas narinas (ou pela boca), atravessa a laringe por entre as pregas vocais e segue pela traquéia até alcançar os brônquios. Algumas alterações comprometem o interior da traquéia, causando obstrução desse fluxo (estenose traqueal). Essas alterações podem ocorrer após introdução de tubos para respiração por aparelhos, após traqueostomias, por tumores, doenças inflamatórias ou até mesmo sem causa especifica (idiopática). 

Órteses Traqueais (Traqueostomia)

A traqueostomia é a abertura realizada na parede anterior da traquéia comunicando-a com o meio externo com a finalidade de facilitar a respiração, nesta abertura é introduzida uma cânula específica que pode ser conectada a aparelhos (órtese traqueal) que auxiliam a respiração.

Câncer de Pulmão
Tumores do Mediastino
Deformidades Torácicas
Timectomia
Doenças da Pleura
Simpatectomia (Hiperidrose)
Cirurgias da Traqueia
Órteses Traqueais (Traqueostomia)
Pintura em tela

Agendamento

(67) 3211-4647

(67) 3211-4645

(67) 99948-7052

E-mail 

Siga

  • Preto Ícone Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
cirurgia toracica
Conte conosco para uma cirurgia segura.
bottom of page