top of page

Doença Arterial Coronariana

Atualizado: 4 de jan.



A doença arterial coronariana é o resultado da obstrução das artérias coronárias: os vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração. O conjunto de artérias coronárias constitui a circulação coronariana. Confira nesta matéria as principais dúvidas sobre a doença.


O que é doença coronariana?

A doença arterial coronariana é um tipo de doença cardiovascular caracterizada pela obstrução dos vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte de sangue, nutrientes e oxigênio ao músculo cardíaco. Também pode ser conhecida como arterosclerose coronariana. A circulação insuficiente de sangue no músculo cardíaco é chamada de "isquemia miocárdica", e pode levar ao infarto do miocárdio.


Quais são os sintomas de doença arterial coronariana?

Apesar da dor ou desconforto no peito ser uma das manifestações mais importantes da doença cardíaca, vale frisar que dor no peito pode também ser sintoma de outro problema, não necessariamente cardíaco. A dor no peito, secundária à isquemia miocárdica, tipicamente se manifesta com as seguintes características (ressaltando que, em cada indivíduo, a angina se manifesta sem necessariamente apresentar as características típicas em sua totalidade): dor em aperto, opressão, pressão, peso ou queimação, localizada na região subesternal (abaixo do osso esterno - no meio do tórax). Contudo, a dor pode se localizar em qualquer porção do tórax, mais frequentemente no meio ou do lado esquerdo, e ainda nos ombros, braços, pescoço, mandíbula, dentes, nas costas (entre as duas escapulas) e até, menos frequente, na porção superior do abdome. Geralmente se inicia na porção anterior do tórax, pode se irradiar para os ombros, braços, pescoço, mandíbula, dentes e costas. O aparecimento repentino desses sintomas requer avaliação médica imediata (pronto atendimento).


O que fazer para saber se tem doença coronariana?

O check up cardiológico primordial se faz com o seu cardiologista, que avaliará os seus fatores de risco e eventuais sintomas. A avaliação complementar pode ser feita por meio de exames pouco invasivos, como teste ergométrico, cintilografia do miocárdio, ecocardiografia de estresse, angiotomografia de coronárias ou até mesmo ressonância cardíaca.


Quais os fatores de risco para doença arterial coronariana?

Alguns fatores são reconhecidos como sendo de risco para o desenvolvimento da doença coronariana. Entre eles:

  • Histórico familiar de doença coronariana, principalmente se em idade jovem

  • Stress

  • Tabagismo

  • Sedentarismo

  • Obesidade

  • Diabetes

  • Hipertensão arterial

  • Níveis elevados de gorduras no sangue, particularmente o colesterol.


Como é a cirurgia para doença arterial coronariana?

Na cirurgia é feita a revascularização do miocárdio (conhecida popularmente como "ponte de safena"). Essa cirurgia utiliza segmentos das veias da perna (veia safena) ou de artérias - mais comumente a artéria mamária da parede torácica (mas podem ser utilizadas outras artérias do antebraço e até do estômago) para unir o trecho sem obstrução ao obstruído, oferecendo, desta maneira, uma rota alternativa ao fluxo sanguíneo que não passe pela obstrução (daí o termo "ponte").


Alguns casos de doença arterial coronariana, principalmente quando envolve duas ou mais artérias, são tratados através de cirurgia. Este procedimento pode ser realizado de modo convencional ou por método minimamente invasivo, em pacientes elegíveis.


Comments


bottom of page